O chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhamon, escapou de um bombardeio de Israel no Aeroporto Internacional de Saná, capital do Iêmen. O ataque mirava alvos militares no país e um braço do grupo rebelde Houthi, aliado do Irã. O caso ocorreu nesta quinta-feira (26).
Em uma postagem publicada na rede social “X”, antigo Twitter, Tedros alegou estar em uma missão no país para negociar a libertação de detidos de uma equipe da ONU e para avaliar a situação humanitária e da saúde do Iêmen. Ele complementou, dizendo que o aeroporto foi atacado cerca de duas horas antes de um voo que o levaria para Genebra, na Suíça.
Ainda segundo o chefe da OMS, um tripulante ficou ferido e pelo menos duas pessoas morreram. Parte da estrutura do local, como a torre de controle aéreo, a sala de embarque e as pistas foram danificadas no bombardeio.
confira a nota completa
Our mission to negotiate the release of @UN staff detainees and to assess the health and humanitarian situation in #Yemen concluded today. We continue to call for the detainees’ immediate release.
As we were about to board our flight from Sana’a, about two hours ago, the airport… pic.twitter.com/riZayWHkvf
— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) December 26, 2024
Apesar de tudo, Tedros e sua delegação não foram feridos no ataque. Ele vai esperar que os danos ao aeroporto sejam reparados para que possa deixar o país.