Suni Williams e Butch Wilmore, os astronautas da NASA presos na Estação Espacial desde junho deste ano, devem ficar no espaço por mais tempo que o esperado.
Em um comunicado, a agência espacial informou que adiou o lançamento da tripulação que iria trazer os profissionais de volta em fevereiro. Agora, a previsão é março de 2025.
A dupla permaneceria na estação espacial por apenas uma semana, mas o prazo total deve chegar aos nove meses em órbita. Eles embarcaram em um voo teste, mas a NASA considerou a capsula da Boeing utilizada para chegar ao Espaço muito perigosa para o voo de retorno.
Não é a primeira vez que Suni e Butch vão à estação espacial. Eles já haviam morado lá antes, então foram integrados à equipe rapidamente e passaram a auxiliar nas demandas diárias e experimentos científicos.
Eles serão resgatados por uma cápsula que ainda está em construção, batizada de Dragon, da SpaceX. Após a conclusão do projeto, ela deve levar ao Espaço dois astronautas da NASA, um do Japão, além de um cosmonauta da Rússia.