Inquérito da PF sobre tentativa de golpe nas eleições de 2022 deve ser enviado à PGR hoje

Reprodução/Pedro França/Agência Senado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deve enviar nesta segunda-feira (25), para a Procuradoria Geral da República (PGR) o inquérito da Polícia Federal (PF) sobre as investigações do plano de golpe de Estado depois da eleições de 2022.

Quando receber o inquérito, caberá à PGR avaliar o documento e decidir o destino da investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e as outras 37 pessoas indiciadas. Uma das possibilidades é a apresentação de uma denúncia, o que significa uma acusação formal de crimes na Justiça.

A Procuradoria também pode pedir mais apurações à Polícia ou ainda arquivar o caso. A expectativa é que a PGR apresente denúncia, mas somente em fevereiro de 2025. A demora teria dois motivos: primeiro porque o procurador geral Paulo Gonet quer analisar esse inquérito em conjunto com outras investigações, como a da fraude nos cartões de vacina e a das joias sauditas. O procurador quer entender como esses inquéritos se conversam e qual a relação entre eles.

Advertisement

O segundo motivo é o recesso de fim de ano do Poder Judiciário que deve atrasar as análises. Além disso, o inquérito envolve políticos do alto escalão do antigo governo, que requer uma análise mais aprofundada.

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO