A Rússia disse nesta quinta-feira (22) que suas tropas repeliram uma tentativa das forças ucranianas de se infiltrar em sua fronteira.
O governador da região de Briansk, Alexander Bogomaz, disse que o ataque foi frustrado por guardas por guardas e unidades militares russas. A tentativa ocorreu a cerca de 240 km do local da investida militar da Ucrânia na região de Kursk, no oeste da Rússia, sugerindo que o governo de Kiev pretendia levar uma guerra para mais pontos da fronteira.
A Rússia tem avançado firmemente no leste da Ucrânia, pressionando as tropas. O exército ucraniano também continua a promover ofensivas.
O ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, disse a uma delegação visitante de congressistas dos EUA na quarta-feira (21) que o ataque de Kiev a Kursk tinha como objetivo proteger o país.
Umerov disse em um comunicado: “Nossos objetivos lá (em Kursk) são limpar a fronteira das ameaças militares russas e tornar impossíveis os bombardeios e ataques inimigos às nossas cidades e vilas.”
A embaixada dos EUA em Kiev alertou na quinta-feira (22) para o risco de ataques russos em toda a Ucrânia com a aproximação do Dia da Independência.