O preço da carne vermelha apresentou redução de 0,15% em junho. Ao analisar dos dados coletados desde o início de 2023, o total chega à 2,5% ao ano.
Os valores podem cair ainda mais com a votação do projeto da reforma tributária. Na última hora, os deputados decidiram alterar o texto proposto e, por 477 votos contra 3, incluíram carnes, peixes, queijos e sal na lista de alimentos sem impostos da cesta básica. Agora, a proposta será enviada ao Senado.
De acordo com a alteração, proposta pelo deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), estes itens terão alíquota zero para dois tributos, o IBS (imposto sobre Bens e serviços) e o CBS (Contribuição Social sobre Bens e Serviços).
As proteínas de origem animal estavam com 60% das alíquotas. As estimativas de técnicos do governo indicam aumento de 0,53 ponto percentual na alíquota geral dos produtos em razão da mudança.
O Brasil é um dos maiores consumidores de proteína animal do mundo, com média per capita superior a 100 quilos. Além das carnes, outros produtos agropecuários foram incluídos na lista, como o óleo de milho, aveia e alguns tipos de farinhas, além do pão de forma e extrato de tomate.