Preço da carne teve redução de 2,5% este ano

O preço da carne vermelha apresentou redução de 0,15% em junho. Ao analisar dos dados coletados desde o início de 2023, o total chega à 2,5% ao ano.

Os valores podem cair ainda mais com a votação do projeto da reforma tributária. Na última hora, os deputados decidiram alterar o texto proposto e, por 477 votos contra 3, incluíram carnes, peixes, queijos e sal na lista de alimentos sem impostos da cesta básica. Agora, a proposta será enviada ao Senado.

De acordo com a alteração, proposta pelo deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), estes itens terão alíquota zero para dois tributos, o IBS (imposto sobre Bens e serviços) e o CBS (Contribuição Social sobre Bens e Serviços).

Advertisement

As proteínas de origem animal estavam com 60% das alíquotas. As estimativas de técnicos do governo indicam aumento de 0,53 ponto percentual na alíquota geral dos produtos em razão da mudança.

O Brasil é um dos maiores consumidores de proteína animal do mundo, com média per capita superior a 100 quilos. Além das carnes, outros produtos agropecuários foram incluídos na lista, como o óleo de milho, aveia e alguns tipos de farinhas, além do pão de forma e extrato de tomate.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO