Atividade econômica do Rio Grande do Sul recua 9%

Reprodução: Agência Brasil

A economia do Rio Grande do Sul sentiu os primeiros impactos das enchentes recentes. Em maio, a atividade econômica no estado caiu 9% em relação a abril, segundo dados do Banco Central divulgados nesta quinta-feira (18). Esse foi o maior recuo desde que o indicador começou a ser medido em 2002.

A queda no Rio Grande do Sul fez a atividade econômica da Região Sul diminuir 3,3% na comparação mensal. Em contrapartida, o Centro-Oeste foi a região que mais cresceu, com alta de 2,2%, impulsionada pela safra. Já o Sudeste teve crescimento de 0,4%, enquanto o Norte e o Nordeste apresentaram recuos de 0,3% e 1%, respectivamente.

Em relação a maio do ano passado, a atividade econômica caiu 3,9% no Rio Grande do Sul. A arrecadação de tributos federais no estado também caiu, com perda de 4,4 bilhões de reais, ajustados pela inflação, segundo a Receita Federal.

Advertisement

Este foi um dos primeiros indicadores a medir o impacto econômico do desastre climático no estado. O IBCR é uma versão regional do Índice de Atividade Econômica do Banco Central, que serve como estimativa do PIB.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use
PATROCINADO