Nesta terça-feira (21), o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, afirmou que sua visita a Israel não tem relação com as supostas violações ao cessar-fogo na Faixa de Gaza. Ele destacou que a viagem vinha sendo planejada “há meses” e tem como foco o fortalecimento da cooperação política entre Washington e Tel Aviv.
Durante a visita, Vance declarou que o plano de cessar-fogo está avançando “melhor do que o esperado”, mas fez um alerta ao grupo Hamas dizendo que ele será eliminado caso descumpra os termos do acordo. A fala reforçou a ameaça feita por Donald Trump, por meio de sua rede social, Truth Social.
O vice-presidente também comentou sobre os esforços para recuperar os corpos de reféns mortos em Gaza. Segundo ele, parte das localizações ainda é desconhecida, e a situação é “difícil” e não deve ser resolvida tão rapidamente.
A declaração foi feita após o braço armado do Hamas anunciar que entregaria, até o fim desta terça-feira, os corpos de dois reféns encontrados recentemente. A Cruz Vermelha confirmou o recebimento. Além disso, o grupo já havia devolvido um corpo na última sexta-feira (17) e outro na segunda-feira (20).
Até agora, o grupo palestino devolveu 20 reféns com vida e 15 dos 28 corpos de reféns mantidos em Gaza. O Hamas alega que os demais estão sob escombros e que seriam necessários “equipamentos especiais” para localizá-los. Já as autoridades israelenses contestam essa justificativa e afirmam que o grupo conhece o paradeiro de parte dos corpos ainda não entregues.
Fontes da inteligência de Israel informaram que o Hamas tenta usar os restos mortais como moeda de troca. O ministro das Relações Exteriores israelense acusou o grupo de manipular a situação para obter vantagens políticas e cobrou o cumprimento integral do cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos.
No último domingo (19), o Exército israelense realizou um novo ataque à Faixa de Gaza após acusar o Hamas de lançar granadas e tiros de franco-atiradores contra suas forças. O grupo negou qualquer envolvimento e garantiu manter o compromisso com a trégua em todas as regiões do território.
Após o episódio, o governo israelense anunciou na segunda-feira (20) que o cessar-fogo havia sido restabelecido e que a entrada de ajuda humanitária seria retomada. O impasse sobre a devolução dos corpos, no entanto, continua sendo um dos principais impasses para a consolidação da paz entre Israel e o Hamas.
Laura Basílio sob supervisão de Thiago San.