O corpo do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, será velado nesta quarta-feira (14), no Salão dos Passos Perdidos do Palácio Legislativo, em Montevidéu. O governo uruguaio declarou três dias de luto nacional.
A despedida, que será aberta ao público, começará com um cortejo previsto para às 10h (horário de Brasília). O corpo do ex-presidente sairá da Torre Executiva, sede da presidência em Montevidéu, e seguirá em direção à Avenida 18 de Julho, a principal do país. Passará pela sede da Frente Ampla, partido de Mujica, e chegará ao Palácio Legislativo, ao 12h. O velório pode durar 24 horas.
O uruguaio será cremado, e as cinzas serão enterradas no sítio dele, ao lado das cinzas da cachorrinha de estimação Manuela, a pedido do ex-político. Pepe Mujica morreu nesta terça-feira (13) aos 89 anos, pouco mais de um ano após ser diagnosticado com câncer de esôfago.
Lideranças presentes
Lula estava em uma agenda oficial, na China, quando concedeu uma entrevista onde confirmou que irá no velório assim que chegar ao Brasil. A previsão é na noite desta quarta-feira (14).
“Eu pretendo, chegando a Brasília, ir ao enterro do Pepe Mujica, porque o mínimo que a gente tem que fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência para gente, com demonstração de muita dignidade e de muito respeito”, afirmou Lula.
“O Pepe Mujica não foi apenas um militante de esquerda, um senador, um deputado ou um presidente da República do Uruguai. Ele foi um presidente muito importante para a democracia, para os setores progressistas da sociedade, para a esquerda. Porque eu acho que se ele não tivesse nascido, precisaria nascer outra vez, para que a gente tivesse um exemplo de ser humano, com muita dignidade, com muito respeito, com muita solidariedade e com muita coragem”, falou o presidente sobre Mujica.
O último encontro dos presidentes aconteceu na chácara de Mujica, nos arredores da capital uruguaia, no fim do ano passado. No encontro, Lula condecorou Mujica com a Ordem do Cruzeiro do Sul, a maior honraria concedida pelo Estado brasileiro a cidadãos estrangeiros.