UOL - O melhor conteúdo

Caixão do Papa Francisco é fechado em cerimônia no Vaticano

Cardeais deram início ao rito do funeral, previsto para as 5h deste sábado (26)
Reprodução: BandNews TV

Nesta sexta-feira (25), às 15h em Brasília (20h no horário local), a Basílica de São Pedro, no Vaticano, se iniciou o cenário do rito de fechamento do caixão do Papa Francisco. A cerimônia antecede o funeral previsto para este sábado (26) e marca o início do Novemdiales, tradição católica que dedica nove dias de orações e luto pela alma do pontífice.

A celebração foi conduzida pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Igreja Católica e responsável pelos ritos durante a vacância papal. Durante o ato, o corpo foi coberto por um véu branco e aspergido com água benta. Em seguida, o camerlengo colocou no interior do caixão medalhas cunhadas ao longo do pontificado, além de um pergaminho com os principais marcos do papado de Francisco.

O sepultamento segue o ritual previsto pela Igreja. Primeiro, o corpo é colocado em um caixão de zinco, que será selado. Depois, acomodado em um caixão de madeira, que receberá a cruz, o nome e o brasão do papa esculpidos na tampa.

O encerramento foi marcado pela leitura do Salmo 26, conhecido pelo trecho “O Senhor é minha luz e salvação”, e pela oração final que pede o descanso eterno da alma do pontífice.

Neste sábado, às 10h no horário local (5h em Brasília), será celebrada a missa de corpo presente na Praça São Pedro, com a presença de fiéis e chefes de Estado.

Compartilhe com seus amigos!