A Comissão Europeia propôs nesta segunda-feira (7) uma tarifa de 25% sobre uma série de produtos importados dos Estados Unidos. A decisão é uma retaliação direta às taxas impostas pelo governo Donald Trump sobre aço e alumínio europeus. A medida deve ser votada nos próximos dias e, caso aprovada, começará a ser aplicada parcialmente a partir de 16 de maio.
Entre os itens que passarão a ser taxados estão diamantes, salsichas, fio dental, nozes e soja. Outra parte da lista, ainda não detalhada, deve ter as tarifas ativadas apenas em dezembro. Inicialmente, produtos como bourbon, vinho e laticínios estavam incluídos, mas foram retirados da versão final apresentada pela Comissão.
O comissário de Comércio da UE, Maros Sefcovic, afirmou que o impacto das tarifas será menor do que os 26 bilhões de euros estimados anteriormente. Mesmo com o movimento de retaliação, autoridades europeias indicaram disposição para negociações com os Estados Unidos, desde que haja reciprocidade na redução das tarifas sobre bens industriais.