UOL - O melhor conteúdo

Turquia se oferece para sediar conversas de paz entre Rússia e Ucrânia

País classifica momento como “janela de oportunidade” rumo ao fim do conflito
Reprodução: BandNews TV

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ofereceu a Turquia como sede para as conversas entre Rússia e Ucrânia para colocar fim ao conflito entre os dois países, que já dura mais de três anos. Neste domingo (11), o dirigente ligou para o líder russo, Vladimir Putin, e disse estar pronto para ajudar na busca por uma “solução duradoura”.

A Turquia – que possui boas relações com as duas nações envolvidas – classificou o momento atual como uma “janela de oportunidade” rumo à paz, e destacou a importância de uma trégua. Os comentários foram feitos horas depois de Putin falar pela primeira vez em conversas diretas com a Ucrânia para colocar fim ao conflito.

Apesar de elogiar a iniciativa, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que – antes de isso acontecer – é necessário que Moscou pare de bombardear Kiev e as outras cidades do país. Ele ainda reforçou a necessidade do início do cessar-fogo a partir desta segunda-feira (12).

O presidente ucraniano afirmou que está pronto para encontrar Vladimir Putin na próxima quinta-feira, na Turquia. A mensagem foi publicada após Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, pressionar Kiev a concordar com o encontro. A Rússia ainda não confirmou se Vladimir Putin viajará a Istambul.

Líderes europeus aliados ao ucraniano seguiram o mesmo tom, enquanto o presidente estadunidense demonstrou otimismo dizendo que grandes coisas devem acontecer nesta semana.

Compartilhe com seus amigos!