Trump lamenta não poder concorrer a um terceiro mandato

Constituição estabelece que presidentes só podem ser eleitos ao cargo apenas duas vezes; especulação de possível plano havia ganhado força nos últimos dias
Foto: BandNews TV/Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou nesta quarta-feira (29) não poder se candidatar novamente à liderança do país, reconhecendo não estar “autorizado” devido ao limite de dois mandatos estabelecido pela Constituição norte-americana.

“Eu diria que, se você ler a Constituição, verá que é bem claro: eu não posso me candidatar. É uma pena. Mas temos muita gente boa.”, disse Trump, que completou “E, sabe, com base no que li, acho que não tenho permissão para concorrer, então vamos ver o que acontece”.

A especulação ganhou força nos bastidores após declarações de aliados do presidente dos Estados Unidos sugerindo que haveria um plano para que o republicano pudesse concorrer novamente à Casa Branca.

O próprio chefe da Casa Branca já havia brincado com a possibilidade de concorrer a um terceiro mandato, e bonés com a inscrição “Trump 2028” estão expostos atualmente em uma sala próxima ao Salão Oval.

O presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, afirmou a jornalistas nessa terça-feira (28) que “foi uma ótima gestão, mas acho que o presidente sabe, e nós já conversamos sobre isso, das limitações da Constituição, por mais que muitos americanos lamentem isso”.

Perguntado sobre a conversa com Johnson, Trump respondeu aos repórteres a bordo do Air Force One: “Nem quero falar sobre isso, porque, sabe, o triste é que estou com os melhores índices de aprovação da minha vida.”

O presidente dos Estados Unidos descartou recentemente uma “manobra para contornar a constituição, dizendo que seria “espero demais” da sua parte se candidatar para o cargo de vice-presidente para depois assumir a presidência após a renúncia do candidato eleito.

Compartilhe com seus amigos!