O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (30) que será um “insulto” ao país caso ele não ganhe o prêmio Nobel da Paz. A declaração foi feita durante um discurso a generais e almirantes do Exército em uma base militar em Quantico, próximo a Washington.
O presidente estadunidense reivindica mérito por sua contribuição na resolução de conflitos internacionais. Trump exaltou o próprio protagonismo em iniciativas diplomáticas, dizendo que chegará a oito guerras resolvidas, caso o Hamas aceite seu plano de paz para Gaza. Ele se referiu às tensões entre Armênia e Azerbaijão, Tailândia e Camboja, Paquistão e Índia, Irã e Israel e Sérvia e Kosovo. Sua lista incluiu também Egito e Etiópia, que não estão em guerra.
Além disso, Donald Trump ironizou o comitê responsável pela escolha dos laureados. “Eles darão a um sujeito que não fez absolutamente nada. Veremos o que acontece, mas será um grande insulto ao nosso país”, afirmou. Aliados próximos ao líder americano defenderam a ideia. O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, entregou ao presidente uma indicação formal ao prêmio.