UOL - O melhor conteúdo

Trump deveria ser “mais chefe de Estado e menos internet”, afirma Lula

Presidente brasileiro critica atuação do líder norte-americano e defende multilateralismo e paz em evento sobre energia
Reprodução: BandNews TV

O presidente Lula afirmou nesta quarta-feira (25) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deveria ser “menos internet e mais chefe de Estado”. A declaração foi feita durante uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), no Ministério de Minas e Energia, em Brasília. Na ocasião, Lula também fez críticas à condução da política econômica e externa do líder norte-americano.

Durante seu discurso, Lula disse que, em um cenário internacional conturbado, o presidente de uma nação como os Estados Unidos deveria agir com mais responsabilidade, refletindo antes de se manifestar publicamente. Para o petista, Trump deveria adotar uma postura mais voltada ao multilateralismo, à defesa do livre comércio e à promoção da paz. “Deveria pensar no que falar, ser menos internet e ser mais chefe de Estado”, declarou.

Sem citar diretamente nenhum nome, Lula comparou o comportamento de Trump ao de um ex-presidente brasileiro, ao afirmar que o Brasil já teve governante com perfil semelhante. Segundo ele, em casos como esses, “o que menos interessa é a verdade” e os interesses reais do país acabam sendo deixados de lado em favor de disputas ideológicas ou pessoais. Lula também afirmou que não se deve atender aos extremos, mas buscar “o caminho do meio”.

O presidente também comentou o atual conflito entre Israel e Irã, reiterando sua defesa por soluções pacíficas. “Eu quero passar longe da guerra. Eu não quero encrenca na minha vida”, afirmou. O governo brasileiro, por sua vez, condenou os ataques de Israel e dos Estados Unidos contra o Irã e tem reforçado a necessidade de um cessar-fogo negociado. Durante o mesmo evento, Lula ainda defendeu a exploração de petróleo na chamada margem equatorial, como forma de garantir a segurança energética do país.

Compartilhe com seus amigos!