Trump: “Conversa com Putin foi muito produtiva”

Encontro entre ambos pode acontecer em Budapeste
Reprodução

Nesta quinta-feira (16), Donald Trump afirmou por meio de sua rede social que teve uma conversa muito positiva com Vladimir Putin. Ambos dialogaram por meio de ligação telefônica. O americano quer se encontrar com o líder russo pessoalmente em Budapeste, na Hungria.

Durante a ligação, Putin parabenizou Trump por ter levado a paz na guerra no Oriente Médio, destacando que isso se trata de um desejo almejado há séculos. Com isso, o republicano afirmou acreditar que esse avanço nas negociações para o fim do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Em relação ao conflito do leste europeu, o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky e Donald Trump vão se encontrar na próxima sexta-feira (17), na Casa Branca. Essa será a segunda vez que ambos vão conversar pessoalmente. A pauta será os desdobramentos da conversa com a Rússia.

Zelensky informou que, na madrugada desta quinta-feira (15), a Rússia realizou uma ofensiva de larga escala contra a Ucrânia, lançando mais de 300 drones e 37 mísseis visando atingir a infraestrutura do país.

Os ataques, focados especialmente em instalações de energia elétrica, fazem parte de uma estratégia repetida por Moscou ao longo dos últimos invernos. A investida ocorre enquanto a guerra entra em seu quarto ano, sem sinais de um desfecho próximo.

Além das questões relacionadas ao Oriente Médio e à guerra no Leste Europeu, os líderes discutiram o trabalho humanitário da Primeira-Dama americana, Melania Trump, com crianças, tema que recebeu elogios de Putin. Também houve diálogo sobre a retomada do comércio bilateral após o término do conflito na Ucrânia.

Para dar continuidade às conversas, ficou acertada uma reunião entre assessores de alto nível dos dois países na próxima semana, com a participação do Secretário de Estado americano, Marco Rubio.

Compartilhe com seus amigos!