O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma tarifa extra de 10% a todos os países que se alinharem ao que chamou de “políticas antiamericanas” promovidas pelo Brics. A declaração foi feita no encerramento do primeiro dia de cúpula do grupo, realizada no Rio de Janeiro.
“Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics será taxado com uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção a este assunto!”, escreveu Trump.
A cúpula do Brics, atualmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Irã, Egito, Etiópia e Indonésia, resultou na divulgação de uma declaração conjunta. No texto, os países criticam o que chamam de “proliferação de ações restritivas ao comércio”, em sentido de barreiras tarifárias e sanções econômicas impostas por grandes potências globais.
Embora os Estados Unidos não tenham sido mencionados diretamente na declaração, Trump interpretou o posicionamento como um ataque direto às políticas comerciais norte-americanas.
Até o momento, o presidente não especificou quais seriam as medidas ou posicionamentos considerados “antiamericanos” por parte do Brics.