O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou o Irã com bombardeios e novas tarifas caso o país não chegue a um acordo nuclear com os Estados Unidos. Em entrevista por telefone à rede de televisão NBC News, Trump afirmou que autoridades americanas e iranianas estavam conversando, mas não forneceu mais detalhes.
Mais cedo, o presidente iraniano rejeitou negociações diretas com os Estados Unidos sobre o programa nuclear de Teerã, embora tenha deixado aberta a possibilidade de um diálogo indireto. Essa foi a primeira resposta a uma carta enviada por Trump ao líder supremo do país, Ali Khamenei.
Desde que retornou à Casa Branca, o republicano tem pressionado Teerã a retomar as negociações. Um acordo nuclear firmado em 2015 limitava o enriquecimento de urânio no Irã em troca do alívio de sanções. No entanto, em 2018, os Estados Unidos se retiraram do tratado durante o primeiro governo de Trump. Desde então, as conversas para um novo entendimento não avançaram, e os iranianos têm aumentado sua capacidade nuclear.