O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu um novo prazo de 75 dias para que o TikTok negocie a venda de suas operações no país. O aplicativo, que é usado por 170 milhões de americanos, corria o risco de ser banido neste fim de semana. Trump afirmou que a decisão foi tomada porque as empresas interessadas ainda precisam de tempo para fechar o negócio e garantiu estar trabalhando “muito duro”, com “tremendos avanços” desde o início das conversas.
Desde o ano passado, uma lei americana determina que a atual dona do TikTok, uma empresa chinesa, precisa vender as operações em território americano para que a rede social continue funcionando no país. O prazo original para a venda era 19 de janeiro, um dia antes da posse de Trump, mas já havia sido adiado anteriormente. Com a nova prorrogação, o aplicativo ganha mais tempo para evitar o banimento.
Nos últimos dias, novas empresas americanas entraram na disputa pela compra do TikTok. Entre os possíveis compradores estão Amazon, Walmart, Oracle e outras companhias do setor de tecnologia. Ainda não há definição sobre qual será o valor pago pela plataforma, mas estima-se que a negociação ultrapasse os 100 bilhões de dólares, apenas pelas ações nos Estados Unidos.