UOL - O melhor conteúdo

Dia do trabalho é marcado por manifestações em diversos países

Dia Internacional do Trabalho foi marcado por manifestações em várias partes do mundo

O Dia Internacional do Trabalho foi marcado por manifestações em várias partes do mundo nesta quinta-feira (01). Na Grécia, sindicatos de todos os setores econômicos saíram às ruas de Atenas e de outras cidades para exigir melhores salários, negociação coletiva, mais contratações e condições dignas de trabalho. Marinheiros aderiram a uma greve nacional de 24 horas, deixando balsas atracadas nos portos. Trens e ferrovias suburbanas também tiveram os serviços interrompidos, enquanto o metrô, ônibus e trólebus de Atenas operaram com horários reduzidos.

Na Coreia do Sul, a população realizou uma manifestação pacífica no centro de Seul. O país vive uma onda de protestos desde o afastamento e impeachment do ex-presidente Yoon Suk Yeol. Novas eleições presidenciais estão previstas para junho.

Em Buenos Aires, Argentina, a manifestação ocorreu de forma pacífica na véspera do feriado. Cartazes exaltavam o papel das centrais sindicais, comparando sua importância à de Maradona e do papa Francisco.

Já em Istambul, Turquia, houve confrontos, e alguns manifestantes foram detidos. A cidade enfrenta instabilidade desde março, quando o prefeito Ekrem Imamoglu foi preso, acusado de corrupção. Imamoglu é o principal rival político do presidente Recep Tayyip Erdogan, e a oposição acusa o governo de perseguição política.

Compartilhe com seus amigos!