Socorristas buscam 110 pessoas desaparecidas após um terremoto de magnitude 7,7 atingir o centro de Mianmar nesta sexta-feira (28), segundo registros do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
O tremor também foi sentido na China e na Tailândia, onde um prédio em construção desabou, deixando 43 pessoas presas sob os escombros. Até o momento, foram registradas 114 mortes em Mianmar e 110 desaparecidos na Tailândia.
Além da magnitude considerada muito alta, um dos fatores que agravaram a força do terremoto foi a pouca profundidade do epicentro, que ocorreu a 10 km do solo.
O país enfrenta turbulências políticas desde 2021, quando uma junta militar tomou o poder. O acesso à informação no país tem sido restrito desde então.
Histórico de tremores
Os terremotos são relativamente mais comuns em Mianmar, em comparação com a Tailândia. Entre 1930 e 1956, houve registro de seis fortes tremores com magnitude superior a 7 próximos à falha de Sagaing, que corta o centro do país.
A Tailândia não está em uma zona de terremotos, e raramente tremores são sentidos no país. Os edifícios em Bangcoc não são planejados para resistir a fortes terremotos, razão pela qual houve ocorrência de colapsos na capital tailandesa.
*Matéria em atualização