Terremoto de 7,6 atinge a costa do Japão e aciona alertas de tsunami

Governo ordena evacuação em três províncias
Foto: Reprodução/ BandNews Tv

Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a costa do Japão nesta segunda-feira (8) e levou o governo a emitir alertas de tsunami para áreas do norte e do leste do país. Autoridades reforçaram que há risco imediato para moradores das regiões próximas ao epicentro.

O tremor ocorreu no mar, a aproximadamente 80 quilômetros de Misawa, na província de Aomori, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). A Agência Meteorológica do Japão informou que o abalo sísmico teve profundidade estimada em 50 quilômetros.

Logo após o registro, as autoridades japonesas determinaram evacuação em zonas vulneráveis das províncias de Hokkaido, Aomori e Iwate. O governo local prevê que ondas possam atingir até três metros nas próximas horas.

Além disso, o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, dos Estados Unidos, ampliou o aviso para um raio de 1.000 quilômetros ao redor do epicentro. O alerta inclui parte da costa sudeste da Rússia, onde também pode haver impactos.

Segundo o centro, as ondas geradas pelo tremor têm potencial para serem consideradas perigosas, especialmente em áreas baixas e expostas ao mar.

EM ATUALIZAÇÃO…

Compartilhe com seus amigos!