O último boletim da Defesa Civil, divulgado neste domingo (22), notificou que até o momento, quatro pessoas morreram e uma segue desaparecida devido aos temporais que atingem o estado do Rio Grande do Sul. A quarta vítima, de 59 anos, foi localizada dentro de um veículo submerso no Rio Dourado, na linha Anta, zona rural de Aratiba, no Norte do estado.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, pelo menos 127 cidades já registraram problemas pelas fortes chuvas. Jaguari é o único município em estado de calamidade pública, enquanto 21 têm decreto de situação de emergência. Cerca de 1.071 pessoas estão em abrigos e outras 5.858 estão na casa de parentes ou amigos. No total, 733 pessoas e 139 animais precisaram ser resgatados pelas forças de segurança do estado. Pelo menos seis rios do estado estão com nível acima da cota de inundação.
Na última sexta-feira (20), o governador Eduardo Leite anunciou que R$ 60 milhões seriam destinados ao municípios atingidos pelos temporais. Ele se reuniu com mais de 30 prefeitos e representantes da região Central do Estado para discutir ações emergenciais diante dos estragos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias.