UOL - O melhor conteúdo

STF rejeita pedido de Zambelli e mantém julgamento sobre ataque aos sistemas do CNJ

Ação Penal que apura a participação da parlamentar na invasão dos sistemas do CNJ está sendo votada em plenário virtual
Lula Marques/ EBC

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido da defesa da deputada Carla Zambelli para que seu julgamento dosse suspenso. A parlamentar é acusada de participar da invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), supostamente feito pelo hacker Walter Delgatti Neto, conhecido como hacker de Araraquara.

O pedido se baseia em um requerimento feito pelo partido de Zambelli, o PL, para que o julgamento fosse interrompido até a deliberação da Casa sobre um pedido de suspensão da ação liderado pelo próprio PL.

Segundo Moraes, as regras constitucionais citadas pelos advogados no requerimento que justificariam uma suspensão não se aplicam, já que o caso ocorreu antes da diplomação da deputada no atual mandato.

Zambelli e Delgatti respondem pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificada e falsidade ideológica, relacionados à adulteração de documentos no sistema do CNJ.

O processo tramita no plenário virtual da Primeira Turma e já conta com quatro votos favoráveis à condenação dos dois, o que configura maioria. O relator Alexandre de Moraes e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia entenderam que houve invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. O último voto, do ministro Luiz Fux, continua pendente e pode ser inserido até dia 16 de maio.

Compartilhe com seus amigos!