STF determina início do cumprimento de pena de Carla Zambelli

Parlamentar cumprirá pena por perseguição com arma nas ruas de São Paulo
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, nesta quinta-feira (30), o início do cumprimento da pena da deputada federal Carla Zambelli pelo episódio em que perseguiu um homem armada nas ruas de São Paulo, em outubro de 2022, na véspera do segundo turno das eleições presidenciais.

Com a decisão, a pena de cinco anos e três meses de prisão imposta à parlamentar passa a ter execução imediata, uma vez que não há mais possibilidade de recurso.

A condenação de Zambelli foi definida em agosto deste ano pelo plenário do Supremo, por nove votos a dois, após o acolhimento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A deputada foi considerada culpada pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma.

Esta é a segunda condenação de Zambelli na Suprema Corte. Em outro processo, ela foi sentenciada a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela alteração de documentos oficiais.

Segundo as investigações, Zambelli teria contado com o auxílio do hacker Walter Delgatti Neto para invadir o sistema do CNJ. Após a condenação, a deputada, que possui dupla cidadania, viajou à Itália na tentativa de evitar a prisão determinada pelo Supremo, mas acabou sendo detida no país.

Em outubro, o Ministério Público da Itália emitiu um parecer favorável à extradição da parlamentar. Agora, caberá ao Tribunal de Apelação decidir se o pedido será acatado.

Compartilhe com seus amigos!