STF começa nesta terça-feira o julgamento do ‘Núcleo 2’ da trama golpista

Seis réus serão julgados por abolição violenta dos estado democrático de direito
Gustavo Moreno/STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa nesta terça-feira (9) o julgamento dos seis réus do ‘Núcleo 2’ da tentativa de golpe de estado.

Os ministros vão analisar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os réus acusados de serem os responsáveis por coordenarem ações como o bloqueio da Polícia Rodoviária Federal, no segundo turno das eleições presidenciais.

O grupo é formado por Fernando de Souza Oliveira, delegado da Polícia Federal e ex-secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Marcelo Costa Câmara, coronel da reserva e ex-assessor de Jair Bolsonaro; Filipe Garcia Martins Pereira, ex-assessor especial de Assuntos Internacionais do ex-presidente; Marília Ferreira de Alencar, ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça na gestão de Anderson Torres; Mário Fernandes, general da reserva, ex-secretário-geral da Presidência e aliado próximo de Bolsonaro e Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal.

A denúncia se baseia em investigações da Polícia Federal, reunidas em um relatório entregue no fim do ano passado. Os réus serão julgados pelos seguintes crimes: abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Compartilhe com seus amigos!