O Simepar confirma a ocorrência de um tornado de categoria F1 na escala Fujita, a segunda mais baixa na escala de tornados, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná.
O fenômeno foi registrado no fim da tarde desta quinta-feira (1) , em Arroio Guaçu, no município de Mercedes, no Oeste do Paraná, e tem ventos estimados em aproximadamente 120 km/h.
A classificação é feita a partir da análise de imagens de formação de nuvens, registros de radar e dados meteorológicos recebidos pelo sistema de monitoramento.
Segundo a Simepar, o tornado foi de curta duração, e na manhã desta sexta-feira (2), a Defesa Civil municipal não registrou abertura de ocorrências na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Registros em vídeo mostram uma supercélula com múltiplos vórtices, com a presença de nuvens funil e dois tornados. No vídeo é possível ver dois tornados tocando a superfície ao mesmo tempo, o que configura a existência desse tornado.No entorno, é possível ver vários funís.
Esses funís estão tentando se conectar na superfície para formar novos tornados, o que é característico desse tipo de nuvem.
O Paraná está entre as regiões mais propensas à formação de tornados no planeta, segundo especialistas em climatologia. O estado ocupa o segundo maior corredor de tornados do mundo, atrás apenas das chamadas “pradarias centrais” dos Estados Unidos, que têm como característica relevo plano e áreas de baixas altitudes.