UOL - O melhor conteúdo

Setor de serviços no Brasil cresce 0,1% em maio de 2025

Atividade acumula quatro meses de alta e segue acima do nível pré-pandemia
Reprodução: BandNews TV

O setor de serviços no Brasil registrou avanço de 0,1% em maio de 2025, na comparação com o mês anterior, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (11). Este é o quarto resultado positivo consecutivo do setor, que acumula alta de 1,6% desde janeiro. Com esse desempenho, o segmento iguala o ponto mais alto da série histórica, registrado em outubro de 2024, e se mantém 17,5% acima do patamar de fevereiro de 2020, período anterior à pandemia de covid-19.

Entre as cinco atividades pesquisadas, três apresentaram crescimento na passagem de abril para maio. O destaque foi para os serviços profissionais, administrativos e complementares, que avançaram 0,9%. Também contribuíram positivamente os segmentos de informação e comunicação (0,4%) e outros serviços (1,5%). Em contrapartida, os serviços prestados às famílias (-0,6%) e os transportes, armazenagem e correio (-0,3%) registraram retração no mês.

Na comparação com maio de 2024, o volume de serviços apresentou alta de 3,6%, alcançando a décima quarta taxa positiva consecutiva nessa base de comparação. O resultado também impulsionou o acumulado dos últimos 12 meses, que passou de 2,7% em abril para 3,0% em maio. No acumulado do ano, o avanço foi de 2,5%, com crescimento em quatro das cinco atividades investigadas.

Em termos regionais, nove das 27 unidades da federação registraram crescimento no volume de serviços na comparação mensal, com destaque para São Paulo (0,8%) e Rio de Janeiro (1,8%). No confronto com maio de 2024, 21 unidades da federação apresentaram resultados positivos, sendo São Paulo (5,6%) e Rio de Janeiro (2,7%) novamente os principais destaques. O setor de serviços permanece como um dos principais motores da economia brasileira, sustentado pelo mercado de trabalho aquecido e pelo aumento do consumo.

Compartilhe com seus amigos!