Em votação que começou neste domingo (9) e entrou na madrugada desta segunda-feira (10), o Senado americano avançou para encerrar o “Shutdown” mais longo da história dos Estados Unidos. A paralisação já dura mais de um mês.
Após impasse entre democratas e republicanos, o pacote que pode encerrar paralisação inclui a reversão das demissões de funcionários federais determinadas pelo presidente Donald Trump durante a paralisação e prevê garantias para evitar novas dispensas até o fim o ano fiscal. As medidas também asseguram o pagamento retroativo aos servidores afetados e mantém o financiamento dos programas de auxílio-alimentação até 2026. A votação do projeto de lei foi aprovada por 60 a 40, o mínimo necessário para superar uma obstrução no Senado.
A sessão entre os senadores será retomada nesta segunda-feira para continuar a tramitação da legislação, que também prevê uma votação, em dezembro, sobre a Lei de Acesso a Saúde. Com a aprovação, os líderes partidários esperam encerrar a crise política e econômica que deixou centenas de servidores sem salário e paralisou os serviços públicos em todo o país. Apesar do avanço, o acordo ainda precisará ser analisado pela Câmara dos Representantes.