A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado no Senado inicia as investigações sobre a expansão territorial, econômica e operacional das facções criminosas nesta terça-feira (18). Na primeira sessão, o colegiado pretende ouvir o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, e o diretor de Inteligência Policial da PF, Leandro Almada da Costa.
As duas participações atendem a requerimento de convite do relator da CPI, o senador Alessandro Vieira(MDB-SE). Durante a sessão, os senadores também deverão questionar os diretores sobre o trabalho da PF junto à Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, após a megaoperação policial no fim de outubro, nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou na morte de 121 pessoas.
Instalada no último dia 4 de novembro após repercussão da operação policial na Zona Norte do Rio, as primeiras reuniões de trabalho da CPI do Crime Organizado do Senado ocorrem no mesmo momento que a Câmara dos Deputados tenta votar o substitutivo do projeto de lei (PL) Antifacção, que enfrenta resistências no governo e na oposição.