O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmou nesta segunda-feira (15) que os Estados Unidos observam as repercussões do bombardeio de Israel contra o Catar na última semana. Mesmo em meio à pressão de Washington sobre Israel, Rubio evitou criticar publicamente o ataque.
A declaração aconteceu durante uma reunião com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que destacou a ocasião como uma demonstração de apoio da Casa Branca, mesmo com uma clara insatisfação de Donald Trump sobre o ataque.
O presidente já afirmou que os bombardeios em Doha não ajudam muito e cobrou de Netanyahu mais ” cuidado” com o Catar, outro grande aliado dos americanos na região. Ao lado do premiê israelense, Marco Rubio afirmou que a Casa Branca está “focada no que vem a seguir” e destacou o papel do governo catari na busca pela paz na Faixa de Gaza.
Na viagem a Israel, Marco Rubio também citou riscos que o Hamas e o Irã oferecem a Israel e ao mundo e garantiu que Donald Trump está comprometido em conter essas ameaças. Em paralelo a isso, líderes árabes se reúnem nesta semana em Doha para articular uma resposta à Israel.