UOL - O melhor conteúdo

Randolfe Rodrigues se reúne com representante do governo dos EUA após tarifaço anunciado por Trump

Líder do governo no Congresso discutiu sobretaxa de 50% com o encarregado de negócios da embaixada americana, Gabriel Escobar
Reprodução: Agência Senado

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), se reuniu nesta quarta-feira (16) com o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar. O encontro ocorreu em Brasília e teve como pauta principal a decisão do presidente norte-americano Donald Trump de aplicar uma tarifa extra de 50% sobre produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto.

A reunião foi solicitada pelo próprio diplomata americano e acontece em meio à crise comercial entre os dois países. Durante o encontro, Randolfe reiterou que o governo brasileiro está disposto a manter o diálogo com os Estados Unidos, mas rejeita qualquer tipo de interferência estrangeira em assuntos internos do país.

Ainda durante a conversa, Escobar mencionou a atuação de um parlamentar brasileiro em território norte-americano, sem citar nomes. O senador afirmou que se tratava do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, e declarou que a conduta do parlamentar não representa o Congresso Nacional.

Randolfe afirmou que pretende intermediar uma nova reunião entre o representante dos EUA e os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A ideia, segundo o senador, é garantir que o diplomata ouça as posições oficiais do Parlamento brasileiro.

O governo americano está sem embaixador fixo no Brasil desde a saída de Elizabeth Bagley, em janeiro. Desde então, Gabriel Escobar ocupa o cargo de forma interina. Após a reunião com Randolfe, o diplomata afirmou que se pronunciará sobre o tema em breve, mas não respondeu a perguntas da imprensa.

Compartilhe com seus amigos!