Um foguete Starship, da empresa SpaceX, explodiu na noite desta quarta-feira (18), por volta das 23h no horário local (1h da madrugada de quinta-feira, 19, no horário de Brasília).
A explosão ocorreu durante um teste de rotina na Starbase, localizada no Texas, nos Estados Unidos. Esse foi o quarto lançamento fracassado da empresa pertencente ao bilionário Elon Musk.
Em publicação na rede social X (antigo Twitter), a SpaceX afirmou que os moradores da região não correm riscos e pediu que ninguém se aproxime do local até o fim da operação:
“Na quarta-feira, 18 de junho, aproximadamente às 23h (horário central), a Starship, que se preparava para o décimo teste de voo, sofreu uma anomalia grave enquanto estava em uma plataforma de testes na Base Estelar. Uma área de segurança ao redor do local foi mantida durante toda a operação, e todo o pessoal está seguro e contabilizado. Nossa equipe da Base Estelar está trabalhando ativamente para proteger o local do teste e a área circundante, em conjunto com as autoridades locais.
Não há riscos para os moradores das comunidades vizinhas, e pedimos que as pessoas não tentem se aproximar da área enquanto as operações de segurança continuam.”