A Secretária de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro realizou nesta quarta-feira (05), uma simulação de resgates de agentes em operações. A atividade teve como objetivo treinar os policiais para prestar os primeiros socorros em situações de confronto.
Durante o exercício, os participantes realizaram o uso de torniquetes, técnica utilizada para conter sangramentos e hemorragias causadas por disparos de armas de fogo. O treinamento faz parte de um curso promovido pela Diretoria de Saúde Operacional da corporação, que tem capacitado agentes para atuar como socorristas em ocorrências reais.
A simulação ocorre uma semana após a megaoperação nos Complexos do Alemão e da Penha, que resultou em mais de 120 mortes. Na ocasião, imagens de câmeras corporais mostraram o momento em que policiais socorriam colegas feridos em meio aos tiroteios com criminosos.
Desde outubro de 2023, mais de 10.800 policiais militares já passaram por esse tipo de treinamento de primeiros socorros, voltado para o atendimento imediato de vítimas em emergências.