UOL - O melhor conteúdo

Polícia identifica principal suspeito de matar policial da CORE no Rio de Janeiro

Agente foi morto após reagir a assalto
Reprodução

A Polícia Civil identificou o principal suspeito da morte do policial da CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais) João Pedro Marquini Santana, de 38 anos. O agente foi atingido por cinco tiros e morto no último domingo (30), durante uma tentativa de assalto na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A vítima conseguiu ligar para um colega da corporação momentos antes de ser morto.

Rodinei Lima de Freitas, conhecido como RD, é um ex-miliciano que se uniu ao Comando Vermelho, e estava envolvido em disputas territoriais em áreas próximas ao local do crime. Ele também é apontado como participante de um tiroteio momentos antes da morte do policial.

Durante a fuga, os criminosos cruzaram com o veículo de João Pedro, que foi morto após reagir. Em seguida, o suspeito teria fugido para a comunidade Cesar Maia, dominada pela facção criminosa.

Logo após o crime, a CORE realizou uma operação na comunidade para localizar os bandidos. Em meio ao tiroteio, os policias recuperaram dois veículos, um deles sendo o do policial, e uma das duas armas que estavam no automóvel. Os agentes apuram se o outro carro encontrado foi usado no assassinato.

O corpo de João Pedro foi enterrado na tarde de terça-feira (1), no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap. A cerimônia contou com a presença do secretário de Polícia Civil Felipe Cury, e do delegado Fabrício Oliveira, além de um helicóptero da corporação jogando rosas durante o evento.