Quatro pessoas foram presas em flagrante nesta segunda-feira (8) pela Polícia Civil do Rio de Janeiro durante uma operação contra influenciadores que publicam vídeos de manobras e irregularidades no trânsito para ganhar visibilidade nas redes sociais.
Segundo a corporação, os detidos também são investigados por promover publicidade enganosa ou abusiva, explorar jogos de azar e induzir seguidores a práticas de especulação. Na ação, os agentes recolheram cinco carros, cinco motos e dois quadrículos.
A operação, chamada Zero Grau, foi coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática e cumpriu mandados de busca e apreensão nas Zonas Norte e Oeste e ainda na Baixada Fluminense.
A investigação começou após a circulação de vídeos em que motociclistas aparecem realizando manobras ilegais em vias movimentadas do Rio. Os influenciadores podem responder por adulteração de veículos, incitação ao crime e associação criminosa.
Um dos alvos da operação é o influenciador Wandemberg da Silva Ribeiro, conhecido nas redes sociais como ‘Lobão’. No início do ano, ele foi multado após ser flagrado circulando pela ponte Rio-Niterói uma moto aquática adaptada.