A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (16) uma operação para desarticular um esquema de tráfico internacional de mulheres para fins de exploração sexual na Europa. Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em São Paulo, além de um mandado de prisão preventiva.
O objetivo é coletar provas e aprofundar as investigações sobre a estrutura e o funcionamento do grupo suspeito de aliciar e enviar as vítimas para o exterior. Também foram determinadas medidas cautelares, como o bloqueio e sequestro de bens e valores no total de até R$ 6,6 milhões, apreensão de quatro passaportes e proibição de saída do país para investigadas.
As investigações começaram em maio de 2024 e apontam que a quadrilha recrutava mulheres brasileiras, especialmente com perfil de modelos, por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens. As vítimas eram atraídas com promessas de altos ganhos, passagens e hospedagem. No entanto, ao chegar ao destino, eram submetidas a condições degradantes, jornadas exaustivas, retenção de documentos, ameaças, exploração financeira e violência física e psicológica.