A Polícia Federal (PF) de Campinas (SP) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Núcleo São Paulo) deflagraram na manhã desta segunda-feira (24), a Operação Hammare para encerrar as atividades de uma organização criminosa voltada a roubos de cargas e caminhões, desmanche, receptação e lavagem de dinheiro, baseada no estado de São Paulo e com atuação em diversos estados do país.
Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de prisão temporária e 24 mandados de busca e apreensão, nos estados de São Paulo, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul. Também foi determinado o sequestro de bens e valores ligados à organização em um total de R$ 70 milhões.
A investigação, conduzida pelo grupo especializado em repressão a crimes de roubo de cargas e caminhões da Delegacia de Polícia Federal em Campinas e GAECO, teve início em 2023, após um roubo de carga e caminhão ocorrido na cidade de Cajamar.
O material apreendido em ambas as operações anteriores, mais a análise de dados telemáticos, financeiros e bancários, permitiram a identificação dos investigados dos grupos de desmanche e receptação, assim como os papéis deles dentro da organização.