UOL - O melhor conteúdo

Papa deixa hospital e faz primeira aparição pública em quase 40 dias

Fracisco acenou aos fiéis e agradeceu as orações; ele estava internado desde 14 de fevereiro

O Papa Francisco fez a primeira aparição pública na manhã deste domingo, pouco antes de receber alta do hospital, em Roma, onde estava internado há quase 40 dias, para tratar uma pneumonia.

Da janela do hospital, Fracisco, em uma cadeira de rodas, acenou aos fiéis aglomerados na entrada da instituição de saúde. Com uma voz fraca e ofegante, agradeceu aos fiéis presentes e disse: “Obrigado a todos”. Depois, o papa fez o sinal da cruz com a mão e começou a tossir.

A aparição durou pouco mais de um minuto. Agora, ele vai seguir de repouso por dois meses para se recuperar totalmente. Nesse período, ficará sem receber visitas. Essa nova etapa vai alterar a rotina papal devido aos cuidados redobrados com a sua saúde.

E um dos primeiros desafios do Papa é reaprender a falar sem se cansar. Ele teve a voz afetada por causa do prolongado período de tratamento com oxigênio de alto fluxo para enfrentar as dificuldades respiratórias. Francisco, de 88 anos, foi hospitalizado no dia 14 de fevereiro com uma grave pneumonia que exigiu tratamento intensivo, incluindo ventilação mecânica. Nas últimas duas semanas, a recuperação avançou e a necessidade de oxigenação de alto fluxo diminuiu.