A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, na manhã desta terça-feira (26), mais uma fase da Operação Contenção, voltada a diminuir a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) para a Zona Oeste da capital fluminense.
As equipes entraram em comunidades da Serrinha, Juramento, Campinho e Fubá, todas na Zona Norte, regiões que, nas últimas semanas, registraram confrontos entre facções rivais. A ação tem apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Assim que chegaram, os agentes foram recebidos a tiros, e criminosos atearam fogo em barricadas. Até a última atualização, três suspeitos haviam sido presos.
Na Avenida Vicente de Carvalho, próximo ao Carioca Shopping, um taxista foi baleado. O disparo também atingiu a fachada de um prédio. O motorista não corre risco de morte. Já no bairro do Ipase, um sargento do Bope foi atingido durante o confronto, mas seu estado de saúde é estável.
Segundo relatos de moradores, houve centenas de tiros em diferentes pontos da região. Para o jornalista Rodolfo Schneider, a situação traduz o cenário de guerra vivido no Rio de Janeiro. Ele destacou o objetivo, que seria conter o avanço do crime organizado, ainda não tem se concretizado diante da força de expansão do crime.
