Nesta segunda-feira (15) a Academia Brasileira de Cinema anunciou que o filme escolhido para representar o país no Oscar 2026, será “O Agente Secreto”.
A próxima edição do evento, considerado o principal prêmio do cinema, acontece no dia 15 de março de 2026. Os nomes indicados devem ser divulgados em 22 de janeiro.
“O Agente Secreto”
“O Agente Secreto” é um thriller ambientado no Brasil de 1977. Na trama, Marcelo (Wagner Moura) é um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. Ele logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
Confira o trailer
Diretor

Kleber Mendonça Filho nasceu o 22 de novembro de 1968 em Recife, Pernambuco, Brasil. É diretor e autor, conhecido pelo seu trabalho em:
Bacurau (2019)
Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer lugar do mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.
Aquarius (2016)
Clara (Sônia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado claro que não pretende vende-lo, Clara sofre todo o tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.
O Som ao Redor (2012)
A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recide muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia (Maeve Jinkings) tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.
Quem também concorria
“O Último Azul”
Tereza tem 77 anos, mora numa cidade industrializada na Amazônia e é convocada oficialmente pelo governo a se mudar para uma colônia habitacional compulsória. Lá, os idosos “desfrutam” de seus últimos anos de vida, enquanto a juventude produtiva do país trabalha sem se preocupar com os mais velhos. Antes do exílio forçado, ela embarca numa jornada pelos rios e afluentes da região para realizar um último desejo, algo que pode mudar seu rumo para sempre.
Confira o trailer
Diretor

Gabriel Mascaro nasceu o 24 de setembro de 1983 em Recife, Pernambuco, Brasil. É autor e diretor, conhecido pelo seu trabalho em:
Divino Amor (2019)
Joana (Dira Paes) trabalha como escrivã em um cartório, profundamente religiosa e devotada à ideia da fidelidade conjugal, sempre tenta demover os casais de volta e meia surgem pedindo o divórcio. Tal situação sempre a deixa à espera de algum reconhecimento, pelos esforços feitos. Entretanto, a situação muda quando ela própria enfrenta uma crise em seu casamento.
Boi Neon (2015)
Iremar (Juliano Cazarré) é um vaqueiro de curral que viaja pelo nordeste, ao lado de Galega (Maeve Jinkings) e a pequena Geise (Samya de Lavor). Por onde passa Iremar recolhe revistas, panos e restos de manequins, já que seu grande sonho é largar tudo para iniciar uma carreira como estilista no Pólo de Confecções do Agreste.
Ventos de Agosto (2014)
Agosto. Um pesquisador de som de ventos alísios desembarca em uma pacata vila de pescadores e abala a rotina de Shirley (Dandara de Morais), que trabalha em uma fazenda, e Jeison (Geová Manoel dos Santos), praticante de pesca submarina. A maré está alta, os ventos fortes e a vila nunca mais será a mesma.
“Oeste Outra Vez”
No sertão de Goiás, homens brutos que não conseguem lidar com suas fragilidades são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles se voltam violentamente uns contra os outros.
Confira o trailer
Diretor

Erico Rassi, cineasta nascido em Anápolis, em 1972, tem se destacado pelo seu trabalho em:
Comeback: Um Matador Nunca se Aposenta (2016)
Aposentado da antiga carreira de pistoleiro, Amador (Nelson Xavier) leva uma vida solitária que nada se compara com os dias de perigo e, principalmente, de temor por parte das pessoas. Um dia, é procurado pelo neto de um antigo amigo, que deseja trabalhar com ele devido à sua fama. Amador logo o coloca como ajudante de sua atual atividade, o transporte de máquinas caça-níqueis para bares próximos, mas a falta de reconhecimento em relação ao que foi passa a incomodá-lo cada vez mais.
“Manas”
“Manas” narra a história de Marcielle/Tielle (Jamilli Correa), uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA) junto ao pai, Marcílio (Rômulo Braga), à mãe, Danielle (Fátima Macedo), e a três irmãos. Ela cultua a imagem de Claudinha, sua irmã mais velha, que teria partido para bem longe após “arrumar um homem bom” nas balsas que passam pela região. Conforme amadurece, Tielle vê ruírem muitas das suas idealizações e se percebe presa entre dois ambientes abusivos. Preocupada com a irmã mais nova e ciente de que o futuro não lhe reserva muitas opções, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege a sua família e as mulheres à sua volta.
Confira o trailer
Diretor

Marianna Brennand, diretora brasiliense, de 45 anos, premiada com o Women in Motion Emerging Talent Award no festival francês e conhecida pelo seu trabalho em:
Francisco Brennand (2012)
Documentário sobre Francisco Brennand, artista plástico de 85 anos que vive e trabalha de forma isolada em sua oficina num bairro afastado do Recife. O longa registra a trajetória do artista através de diários e textos escritos por ele nos últimos 60 anos, em que reconta sua vida de forma ficcional.
O Coco, A Roda, O Pnêu e O Farol (2007)
Bairro do Amaro Branco, nos arredores do sítio histórico de Olinda. Local de casas simples, onde a grande maioria da população tira da pesca seu sustento. É lá também que acontece o coco, popular e tradicional ritmo musical criado há mais de um século, cuja tradição é passada de pai para filho.
“Kasa Branca”
Dé é um adolescente negro da periferia da Chatuba, Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó, Almerinda, está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos, Adrianim e Martins, para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida com ela.
Confira o trailer
Diretor

Luciano Vidigal é cineasta e ator, integrante do Grupo Nós do Morro desde 1990. Ele é conhecido pelo seu trabalho em:
5x Favela: Agora por Nós Mesmos (2010)
Neguinho e Kika (2005)
Curta-metragem brasileiro de ficção, com direção de Luciano Vidigal, que narra a história de um primeiro amor na favela do Rio de Janeiro, focando em Kika e Neguinho, dois adolescentes que sonham em se afastar do mundo do crime.
“Baby”
Depois de ser liberado de um centro de detenção juvenil, Wellington, de 18 anos, se vê sozinho sozinho e perdido nas ruas de São Paulo, sem nenhum contato com seus pais e sem recursos para reconstruir sua vida. Ele encontra Ronaldo, um homem maduro, que o ensina novas formas de sobrevivência. Gradualmente, a relação entre os dois se transforma em uma paixão conflituosa.
Confira o trailer
Diretor

Marcelo Caetano nasceu em 1982 em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. É diretor e diretor de elenco, conhecido pelo seu trabalho em:
Corpo Elétrico (2017)
Corpo Elétrico acompanha Elias (Kelner Macêdo) que é um assistente numa confecção de roupas no centro de São Paulo. Ele mantém pouco contato com a família na Paraíba e passa seus dias entre os tecidos do trabalho e encontros com homens. O fim do ano traz reflexões sobre possibilidades de futuro, reconexões com o passado e muitas horas extras, que acabam por aproximá-lo dos colegas da fábrica e consequentemente inseri-lo em novos círculos de amizade e cenários.