UOL - O melhor conteúdo

Morre José Maria Marin, ex-presidente da CBF

Marin estava internado em São Paulo; ele comandou a CBF entre 2012 e 2015 e foi condenado nos EUA por envolvimento em esquema de corrupção na Fifa

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, morreu aos 92 anos. Ele estava com o estado de saúde delicado, mas a causa da morte não foi divulgada. Marin estava internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Advogado de formação, Marin teve longa trajetória política. Foi vereador e deputado estadual por São Paulo entre as décadas de 1960 e 1970. Na década de 1980, foi vice-governador de Paulo Maluf e assumiu o governo do estado em 1982, quando Maluf deixou o cargo para disputar eleições.

No futebol, ganhou notoriedade ao chefiar a delegação brasileira na Copa do Mundo de 1986, no México. Anos depois, assumiu a presidência da CBF em 2012, após a renúncia de Ricardo Teixeira, e permaneceu no cargo até 2015.

Ainda em 2015, Marin foi preso na Suíça durante uma operação do FBI que investigava um grande esquema de corrupção envolvendo dirigentes da Fifa. Ele foi extraditado para os Estados Unidos, onde foi julgado e condenado à prisão. Marin retornou ao Brasil em 2020, após ser liberto durante a pandemia de coronavírus.

O velório será realizado na parte da tarde, na capital paulista. Em nota oficial, a CBF lamentou a morte do ex-dirigente.

Compartilhe com seus amigos!