UOL - O melhor conteúdo

Morre o Papa Francisco, o primeiro pontífice latino-americano, aos 88 anos

Primeiro latino-americano à frente da Igreja Católica foi ao mesmo tempo pastor e pontífice, conservador e não convencional

O Vaticano confirmou nesta segunda-feira (21/04) a morte do papa Francisco. Segundo comunicado oficial divulgado pelo canal do Vaticano no Telegram, o pontífice faleceu às 7h35 (2h35 no horário de Brasília).

“Nesta manhã, às 7h35, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai”, declarou o cardeal Kevin Farrell.

No domingo (20), o papa ainda apareceu na sacada da galeria central da Basílica de São Pedro para a bênção Urbi et Orbi, após a missa de Páscoa, realizou seus últimos pedidos, e saudou os fiéis circulando pela Praça de São Pedro a bordo do papamóvel — primeira vez que utilizou o veículo desde sua última internação.

Francisco havia se afastado dos compromissos da Semana Santa devido à recuperação de uma pneumonia bilateral, que o manteve hospitalizado por 38 dias. Ele recebeu alta em 23 de março.

Jorge Mario Bergoglio foi eleito em 2013, tornando-se o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a assumir o cargo. Escolheu o nome Francisco em referência a São Francisco de Assis (1182–1226), símbolo de humildade, pobreza e cuidado com os mais frágeis — valores que marcaram seu pontificado.

Durante mais de uma década à frente da Igreja Católica, Francisco se destacou por sua defesa dos refugiados, dos pobres e do meio ambiente. Nos últimos tempos, mostrava sinais visíveis de fragilidade.

 

Compartilhe com seus amigos!
1 comments

Comments are closed.