UOL - O melhor conteúdo

Milhares de pessoas protestam em apoio à ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner

Manifestação ocupa a Praça de Maio após Justiça determinar prisão domiciliar para a ex-líder peronista condenada por corrupção
Reprodução: BandNews TV

Milhares de manifestantes tomaram a Praça de Maio, em Buenos Aires, nesta quarta-feira (18), em apoio à ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner. A mobilização ocorre dias após a Justiça argentina determinar que a ex-mandatária cumpra pena de quase dez anos de prisão em regime domiciliar, com o uso de tornozeleira eletrônica, por envolvimento em um esquema de corrupção durante seu governo.

A manifestação, marcada inicialmente para acontecer nas imediações dos tribunais argentinos, foi transferida para o centro da capital após a decisão judicial que autorizou Kirchner a permanecer em casa. A Praça de Maio, símbolo histórico das lutas sociais e políticas do país, voltou a ser palco de apoio ao kirchnerismo, corrente política que ainda mobiliza grande parcela da população argentina.

Mesmo sem poder comparecer, Cristina Kirchner se pronunciou aos manifestantes por meio de um áudio transmitido durante o ato. Em sua fala, ela agradeceu o apoio e disse: “Muito obrigado, de coração. Eu escutei vocês cantarem o hino que vocês cantam, a marcha que fazem, mas o que mais gostei foi escutar outra vez: ‘Vamos voltar’”. A frase reforça o desejo dos apoiadores pelo retorno do movimento peronista ao poder.

A ex-presidente nega as acusações e afirma ser alvo de perseguição política. No entanto, a condenação foi confirmada por três instâncias da Justiça argentina, incluindo a Suprema Corte. Desde que foi sentenciada, Kirchner está proibida de sair de casa e até mesmo de aparecer na varanda de seu apartamento, para evitar novos atos que possam gerar distúrbios sociais.

Compartilhe com seus amigos!