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Metade dos brasileiros sofreu fraude em 2024, de acordo com relatório do Serasa

O uso indevido de cartões de crédito é o principal golpe que afetou as vítimas

O Relatório de Identidade e Fraude 2025, divulgado pela Serasa Experian, mostra que metade dos brasileiros foi vítima de alguma fraude durante o ano passado. Ao todo, foram contabilizados 11,5 milhões de registros, com um aumento de 9% em relação à última pesquisa, e 54,2% tiveram prejuízos financeiros após os golpes. 

O tipo de golpe mais aplicado foi devido a uso indevido de cartões de crédito (47,9%). Atrás dele, estão os pagamentos de boletos ou transações falsas via Pix (32,8%) e phishing (21,6%) – emails ou mensagens fraudulentas induzem ao roubo de dados. Embora as fraudes de cartão sejam as mais frequentes, esse método continua sendo o mais utilizado (84%) e o que transmite mais segurança (60%) segundo a pesquisa.

No recorte por idade, os dados apontam que as fraudes atingem todas as idades, mas são os usuários acima dos 50 anos que seguem sendo os mais atingidos: 57,8% desse público relata ter sido vítima de algum golpe em 2024.

Entre os que tiveram perda financeira com fraudes, a maioria teve prejuízo entre R$ 100 e R$ 1 mil. Dos consumidores, 35,3% perderam entre 100 e R$ 500, 19,5% tiveram perdas entre R$ 1 mil e R$ 5 mil e 12,9% entre R$ 500 e R$ 1 mil. Apesar de estarem em menor número, ainda existem aqueles que tiveram um prejuízo acima de R$ 20 mil, sendo 3,7%.