UOL - O melhor conteúdo

Mercado financeiro: Dólar fecha em R$ 5,60, o menor valor em sete meses

Trégua na guerra tarifária e inflação abaixo do esperado desvalorizam a moeda americana
Foto: BandNews TV/Reprodução

Nesta terça-feira (13), o dólar alcançou o menor patamar nos últimos sete meses, fechando a R$ 5,60. O valor é o mais baixo desde 15 de outubro de 2024. Após a China e os Estados Unidos negociarem uma trégua de 90 dias na guerra tarifária, as bolsas americanas fecharam em forte alta. A S&P 500 subiu 3, 26%, a 5.844 pontos, e o Nasdaq teve um aumento de 4,35%, a 18.708 pontos. 

Além do acordo de trégua comercial entre as duas potências econômicas, outro fator que contribuiu para o enfraquecimento do dólar foi a divulgação do CPI (indicador de inflação ao consumidor americano) referente ao mês de abril. O índice cresceu 0,2%, abaixo da expectativa de alta de 0,3%. 

Impossibilitado de produzir internamente sem gerar inflação, os EUA seguem enfrentando o aumento de preços, mas que pode contribuir para uma possível redução dos juros. Frente ao real, a desvalorização da moeda americana torna o Brasil mais atrativo para investimentos estrangeiros.

Diante desse cenário, o Ibovespa fechou pela primeira vez em 138.991 pontos. A renovação da máxima histórica da bolsa de valores brasileira impacta diretamente na valorização de matérias-primas exportadas, como o petróleo e o minério de ferro. Apesar do gasto público elevado e do encarecimento do crédito, pressionando a inflação, o Banco Central deixou em aberto a possibilidade de não haver mais uma alta dos juros na próxima reunião – que deve se manter elevado até o final deste ano.

Beatriz Hadler sob supervisão de Denise Bonfim.

Compartilhe com seus amigos!