Um menor de idade membro de um grupo criminoso especializado em furto de residências na Zona Sul do Rio de Janeiro foi identificado após novo roubo em um edifício residencial. O reconhecimento aconteceu depois que o morador do apartamento furtado voltou de viagem e constatou a invasão e a ação do jovem.
A vítima foi à delegacia e forneceu as imagens internas do prédio, o que possibilitou o reconhecimento do infrator, que já possui um histórico de envolvimento com o crime, assim como membros de sua família (irmão e pai). O grupo, vindo de São Paulo, também possui histórico em outras capitais, como Paraná e Florianópolis.
Segundo a investigação, o crime aconteceu por oportunismo, sem um alvo previamente definido. Houveram tentativas frustradas de invasão em outros prédios no Leblon, onde os porteiros impediram a entrada, mas neste caso, o criminoso conseguiu entrar. A família se concentra no furto de joias e bolsas de luxo, evitando aparelhos eletrônicos para não serem rastreados.
O morador do apartamento relatou um prejuízo de R$ 650 mil, valor que correspondia a bens com nota fiscal (principalmente joias da esposa), mas o valor total do furto é estimado em mais de R$ 2 milhões, tendo sido “feita uma limpa” no apartamento. Apenas a residência da vítima foi invadida.
Apesar do criminoso ter sido identificado, o processo está em andamento na Justiça com os devidos pedidos cautelares e mais detalhes não foram divulgados por envolver um menor de idade no processo. A polícia de São Paulo auxilia nas investigações, por ter experiência com esse tipo de crime.