O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, chegou nesta segunda-feira (13) a Washington, nos Estados Unidos, para dar continuidade às tentativas de negociação sobre o tarifaço e as sanções impostas a autoridades brasileiras. A expectativa é que um encontro entre o chanceler e o Secretário do Departamento de Estado norte-americano, Marco Rubio, ocorra até o fim desta semana.
Na última quinta-feira (9), Marco Rubio conversou durante 15 minutos com Mauro Vieira para formalizar o diálogo entre os governos e presidentes de ambos países. Segundo nota divulgada pelo Itamaraty, o secretário de Estado convidou o ministro brasileiro para uma reunião presencial na capital americana para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos.
Vieira embarcou para os EUA de Roma, na Itália, onde acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agenda que incluiu um encontro com o papa Leão XIV. Ele já encontrou pessoalmente Rubio em 30 de julho, também em Washington – dia em que os Estados Unidos anunciaram a aplicação da lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
O chanceler brasileiro teria se oferecido para ir para Washington porque Rubio citou uma agenda tumultuada com o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza. O encontro entre eles servirá de preparatório para a reunião entre os presidentes Lula e Donald Trump. As equipes dos países devem preparar o texto do acordo comercial que deve ser assinado pelos chefes de Estado na Malásia, no próximo dia 31.