O presidente Lula se reuniu nesta segunda-feira (13) com o papa Leão XIV, no Vaticano. O encontro ocorreu durante a passagem do presidente por Roma, onde ele participará da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, principal evento anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
A viagem marca as comemorações pelos 80 anos de criação da FAO e acontece em um momento simbólico, poucos meses após o Brasil deixar o Mapa da Fome.
Durante a audiência com o pontífice, Lula reforçou o convite para que o Papa participe da COP30, que será realizada em Belém (PA) em 2025, a primeira Conferência do Clima sediada na Amazônia. Por conta das celebrações do Jubileu, o Papa informou que não poderá comparecer, mas garantiu que o Vaticano enviará representantes ao evento.
O presidente destacou ainda a fé e a devoção do povo brasileiro, mencionando o Círio de Nazaré e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país, comemorados no último fim de semana.
Mais tarde, também na sede da FAO, Lula participará do encerramento da 2ª Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.Ele vai inaugurar o espaço que sediará o Mecanismo de Apoio da Aliança, que funcionará como o secretariado da iniciativa.