O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta sexta-feira (6) a certificação da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) de que o Brasil é um país livre de febre aftosa sem vacinação. O evento aconteceu na França após uma série de agendas bilaterais.
A condição sanitária permite ao país acessar mercados mais exigentes e aumentar a confiança dos parceiros comerciais em relação à qualidade dos produtos de origem animal brasileiros.
Junto com o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, Lula exaltou as ações dos produtores de gado brasileiros, classificando o dia como “histórico por merecimento”. Ele também agradeceu o trabalho de Fávaro no Ministério.
Ver essa foto no Instagram
Carlos Fávaro também caracterizou o dia como histórico, pois comprova “a força da sanidade da agropecuária brasileira”. Segundo ele, a conquista alcançada reforça a necessidade de ampliação de investimentos.
“Para que a febre aftosa não volte ao território brasileiro, depende de muita força do sistema brasileiro e da parceria entre estados e dos outros países”, disse Fávaro.
O ministro também enfatizou que, graças a certificação alcançada pelo país, grandes oportunidades comerciais surgirão e que o Brasil, exportador de carne bovina e suína para mais de 160 países, poderá acessar mercados mais exigentes.