Nesta quarta-feira (26), durante o discurso de encerramento do Fórum Empresarial Brasil, o presidente Lula anunciou a venda de 15 aviões do modelo E-190 da Embraer para uma das principais companhias aéreas do Japão, a All Nippon Airways (ANA). O Ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho (Republicanos), confirmou que o contrato pode ser estendido com 5 aeronaves adicionais e equivale a aproximadamente R$ 10 bilhões em investimentos da empresa asiática na aviação brasileira.
A viagem do presidente ao Japão, iniciada na segunda-feira (24), visa fortalecer as relações comerciais entre os dois países. Em discurso no Fórum Empresarial Brasil-Japão, em Tóquio, Lula destacou a qualidade dos aviões da Embraer e a possibilidade de ampliação das vendas.
“A Embraer tornou-se a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo e tem mercado importante aqui no Japão. […] Quem compra 20 pode comprar um pouco mais e quem sabe todas as empresas japonesas podem voar de avião da Embraer”.
Segundo o ministro, também houve avanços em um acordo de cooperação do Combustível Sustentável de Aviação (SAF). Esse biocombustível verde, chamado também de “Combustível do Futuro”, é feito através do etanol e está no radar das companhias aéreas japonesas. O plano final é fazer o Brasil ser um grande exportador do combustível e garantir que 10% de todo o combustível japonês seja composto pelo etanol.
Além disso, um acordo de cooperação que permite as companhias de aviação japonesas a fazerem viagens diretas ao Brasil também está em processo de acordo. Segundo o ministro, voos desse tipo não acontecem há 14 anos.
Comments are closed.